HOME
CONTACT

Yoga Korunta Ashtanga

Yoga Korunta Ashtanga

Yoga Korunta Ashtanga

Yoga Korunta Ashtanga

Yoga Korunta Ashtanga

Yoga Korunta Ashtanga

A PRATICA

O Ashtanga Yoga é um sistema integral, que inclui a filosofia do yoga integrada à prática de asanas (posturas físicas).

É uma prática individualizada, aplicada de maneira terapêutica de acordo com a condição de cada um. É uma ferramenta de auto-observação, que nos conduz a uma limpeza física e mental, processo que nos traz a consciência do corpo-mente, ajudando-nos a perceber quem somos, “aqui e agora”.

A prática tem como conceito principal o Vinyasa, que é a união da respiração e movimento, como uma só coisa. Desta forma, a todos os asanas são atribuídos uma quantidade de Vinyasa, e o propósito é a purificação de todo o sistema e órgãos. Vinyasa também significa uma abordagem gradual passo a passo para aprender algo. Para cada passo, há uma respiração.

Essa sincronização é realizada em três centros:

1.Asana (posição firme e estável). Purifica, fortalece, dá flexibilidade e consciência ao corpo. 2.Respiração. Puraka e Rechaka, que significa inalar e exalar. Ambos devem ser constantes e uniformes, e a duração da inalação deve ter o mesmo comprimento que a exalação. A respiração profunda e lenta purifica o sistema nervoso. 3.Drishti. Foco e introversão no asana. “Olhar para dentro”. Dristhi ajuda a estabilizar os movimentos da mente.

A soma destes 3 pontos – Respiração uniforme e suave; Postura alinhada pelas raízes (bandha); E foco em um ponto – dá origem ao conceito Trishtana. Esses importantes centros de ação devem estar sempre presentes e realizados simultaneamente na prática, ligados ao fluxo constante do Vinyasa, onde cada movimento está relacionado à respiração. Assim, através da prática de Yoga pode-se alcançar um estado mental meditativo.